quarta-feira, 24 de agosto de 2016

MARIA ZÉLIA MOREIRA ALVES DA CUNHA




  Dona Zélia, como era mais conhecida, política, historiadora e escritora no dia 15 de novembro de 1976  foi eleita a primeira prefeita do município de  Angicos,tendo em seu mandato realizado uma série de obras naquela cidade, Clube Municipal, Centro Social Urbano, Construção de Casas pela COHAB, trouxe a EMATER, Projeto Sertanejo, construiu a Entrada da Cidade, o Açude Novo Angicos, entre outras. Era uma mulher simples apaixonada pela vida e por Angicos, escreveu um livro chamado "ANGICOS ONTEM E HOJE", preparava um outro, mas infelizmente não foi possível, partiu dessa para um plano maior.  Angicos não perdeu somente uma ex-prefeita, historiadora e escritora, perde uma biblioteca viva chamada Zélia Alves. Era esposa do saudoso prefeito Expedito Alves, assassinato em 1981 e mãe do ex-prefeito Clemenceu Alves. Faleceu no dia 26 de agosto de 2009
FONTE - ANGICOS NOTÍCIAS

BANDA MARCIAL NARIA ZÉLIA ALVES

ANGICOS, RIO GRANDE DO NORTE

ABAFARRA

ASSOCIAÇÃO DE BANDAS FANFARRA E REGENTES DE ANGICOS-RN

FANFARRA CHICO VERAS

ANGICOS, RIO GRANDE DO NORTE

BANDA MARCIAL MOSENHOR PINTO

ANGICOS, RIO GRANDE DO NORTE

MONSENHOR FRANCISCO DAS CHAGAS PEREIRA PINTO




Francisco das Chagas Pereira Pinto, nasceu a 26 de setembro de 1926, na Fazenda São Francisco, município de Gaspar Lopes, atualmente Pedro Avelino/RN. Filho de Francisco Horácio Pereira Pinto e Ana Amélia Pereira Pinto. Monsenhor Pinto foi batizado em 12 de dezembro de 1926 na Capela de Gaspar Lopes, Pe. Ulisses Maranhão, vigário de Angicos/RN, tendo como padrinhos: Horácio Elpidio Pinto, seu avô paterno e Anna Clementina da Trindade, sua avó materna.

Seus primeiros estudos foram com sua mãe Ana Amélia Pereira Pinto, depois, na Escola Pública em Epitácio Pessoa, (Pedro Avelino) transferindo em seguida para escola particular da agente dos Correios, Srª Maria Cândida Coelho.

Em 1939, o Padre Emérito ingressou na Escola Particular da Srª Leonor Maciel do Amaral em Angicos – RN. No ano seguinte frequentou a Escola Paroquial Santo Cura Dar’s em Angicos - RN. Em 1941, tendo sido fundado o Educandário Pe. Felix, pelo então Pe. Manoel Tavares de Araujo nele ingressou onde concluiu seu curso primário em 1944.

Em 1945, ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal onde fez o curso ginasial e cientifico, concluindo no ano 1949. Em 1950, cursou ginasial e teologia no seminário Maior da Prainha em Fortaleza – CE, no período de 1951 a 1955 recebeu tonsura na Capela do Seminário  e as primeiras ordens menores também o subdiaconato e diaconato.

Estas ordens e tonsura lhe foram conferidas pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza – CE, Dom, Antonio de Almeida Lustosa. Ordenado presbítero, por Dom Eugênio de Araújo Sales, bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, Natal-RN, sendo Arcebispo, Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, celebrou sua primeira Missa solene em Pedro Avelino a 13 de dezembro de 1955.

Recebeu sua primeira nomeação, a 08 de dezembro como coadjutor na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz do Inharé, do corrente ano, onde ficou até 1956.

Foi nomeado vigário da Paróquia de Santa Terezinha e Nossa Senhora das Graças em Tirol-Natal, 06 de julho de 1959 e em seguida foi nomeado pároco de Angicos, pelo então Papa João XXIII, substituindo o pároco Manoel Tavares de Araújo.

Mons. Pinto, com 89 anos de idade, sendo 59 anos dedicados à vida sacerdotal e apostólica é digno de reconhecimento do povo Angicano como servo de Deus, pela sua grandeza espiritual transmitida aos fieis e conterrâneos ao longo dessa jornada.
FONTE – ANGICOS NOTICIAS

Quem sou eu

Minha foto
A ÚNICA FORMA DE SERMOS PURIFICADOS DO NOSSO PECADO É RECEBER O PERDÃO GRATUITO DE DEUS, QUE É CHEIO DE GRAÇA E MISERICÓRDIA, PODE APAGAR OS NOSSOS PECADOS, PURIFICAR A NOSSA ALMA E RESTAURAR A NOSSA VIDA (BEM-AVENTURADO AQUELE CUJA TRANSGRESSÃO É PERDOADA, E CUJO PECADO É COBERTO).